05 março 2009

- Bom Dia Porto Alegre

Sobre a velha Porto Alegre uma neblina densa.
Aos poucos o sol tímido começa a dissipar a branca nuvem gelada e começam a aparecer os velhos prédios gaúchos, o rio Guaíba com possantes embarcações que turbinam ao longe como que avisando que a vida continua.
É manhã em Porto Alegre, manhã gelada que me arremete (gostei desse verbo) a um passado nem tão distante. Bairro Menino Deus, Rua Grão Pará, sobrado da Tia Marly onde ouvia no rádio a música da Apolo 11 com Nelson Gonçalves e ensaiava os primeiros desafios amorosos. Lá onde comia brigadeiro na panela e sonhava... claro!! Sonhava muito.
Os anos correram. O tempo passou. A barriga cresceu os sinais evidentes de que estou em novo tempo estão logo ali, uma calça no cabideiro manequim 46 e um lindo bebê de seis meses dormindo sobre a cama. Tem o nome de ALICE, com lindas bochechas rosadas e que tão logo estará me chamando de vovó.
Vejo como uma cortina do tempo se abrindo nessa manhã em Porto Alegre.
Os meninos loirinhos da mana Eliana (dona desse apto. na Independência) estão crescidos, formados, todos diplomados aqui na capital gaúcha. As primas, filhas da Tia Marly são hoje jovens senhoras, românticas, enfilharadas... Uma alegria estar com elas!
A Porto Alegre que já me seduziu um dia, uma noite, entre luzes , música e jato móveis continua aqui em novas gerações.
Minhas tias Marly e Aracy se foram. Já não tenho tantas vontades como tive no passado. Minha curiosa maneira de viver está cheia de limites. Na alimentação, na destreza e agilidade que hoje estão mais lentas, estou na certeza que cada tempo tem seu tempo. O sol de Porto Alegre agora está subindo. São 10 horas da manhã e nessa pausa da lembrança descobri mais uma, que quase tudo hoje não tem pressa, mas que minha imaginação continua viva, veloz, ilimitada. Graças a Deus!
Bom dia Porto Alegre!

Ireninha /Junho 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário